Flor da idade

Chico Buarque de Hollanda faz 60 anos distante de qualquer badalação


Por: Chico Alves (Istoé)
Correndo no meio-de-campo, Chico Buarque de Hollanda passou pelo zagueiro e recebeu a bola lançada por Vinícius França, seu empresário e centro-avante da equipe. Com intimidade, acalmou a redonda e chutou rasteiro, à direita do goleiro. Foi um dos mais belos gols da partida em que o Polytheama, time de peladas criado há 25 anos, venceu por 6 a 5 uma equipe mista. Aos 60 anos completados no sábado 19, o compositor, cantor, escritor e dramaturgo provou no jogo da segunda-feira 14 que ainda mantém a forma de um artilheiro que tem no currículo futebolístico a marca de três mil gols, segundo a discutível contabilidade dos peladeiros.

Em campo, Chico também exercita um humor que o público desconhece. Não raramente, ele pode ser visto tremendo o corpo todo para fingir medo diante de um adversário, ou comentando ironicamente quando a bola é chutada sobre a rede de proteção: “Eu não disse que 17 metros não eram suficientes?”

Ao final da recente partida, a cervejinha reuniu os colegas que jogam religiosamente às segundas, quintas e sábados. Chico não estava na roda. Às vésperas do seu aniversário, foi um dos primeiros a sair, mesmo tendo certeza que ali estaria livre do fatídico Parabéns pra você, como comenta Ruy Faria, ex-vocalista do MPB4 e atacante do Polytheama. “A turma sabe que não é o estilo dele.” E não é mesmo. Procurado por ISTOÉ para falar sobre o assunto, ele respondeu: “J’aime Paris au mois de juin” (eu amo Paris no mês de junho), disse, com seu humor implícito, sugerindo que estaria solitariamente recolhido na Cidade Luz, onde mantém um apartamento para os momentos – constantes, aliás – de exílio verbal.

Na verdade, Chico está mesmo é se divertindo com a especulação em torno do seu aniversário, pois é muito provável que drible a todos e fique no Rio de Janeiro ou na sua casa de Petrópolis. “Não vejo a menor graça em fazer 60 anos”, propagou ele aos curiosos de plantão.

Leia a entrevista completa...