Morre o compositor Jerry Goldsmith

Por: Ronaldo Hung
O cinema sofre mais uma grande perda. Morreu na última quarta-feira, dia 21, o compositor de trilhas sonoras Jerry Goldsmith, aos 75 anos. Ele estava com câncer e, segundo sua assessoria, morreu durante o sono. Talvez você não reconheça o nome, mas já ouviu a sua obra no cinema.

Dizem que o cinema não vive sem a música, que é tão importante em cenas vitais quanto o sorriso da mocinha ou a coragem do herói. Na tela, a música ganha dimensões e nuances diferentes. Daí a importância de uma boa trilha, conseqüência de um bom compositor, como foi Jerry Goldsmith. Em sua carreira, ele foi indicado ao Oscar por 16 vezes (venceu por “A Profecia”, de 76). Dentre as trilhas compostas, figuram “Alien – O Oitavo Passageiro”, “Mulan” da Disney, “Patton”, “Rambo II”, “Planeta dos Macacos”, “O Vingador do Futuro” e “Jornada Nas Estrelas, O Filme”, entre outras. Também compôs trilhas para seriados de tv, como “O Homem da Uncle” e “Perry Mason”.

Em alguma sala escura de cinema no mundo ainda deve estar sendo exibido o filme ''Looney Tunes: De Volta à Ação” (aquele com a turma do Pernalonga). Foi o último trabalho de Goldsmith. E no silêncio de uma cena ou outra, fica a nossa homenagem.