Ricardo e Emanuel confirmam favoritismo e ganham 2º ouro do Brasil


O ouro olímpico era o único título importante que faltava na carreira de Ricardo e Emanuel. Em menos de dois anos jogando juntos, eles conquistaram o Campeonato Mundial e dois títulos do Circuito, inclusive o deste ano, por antecipação. Agora, a carreira de ambos está completa.

O título em Atenas foi a "consagração", nas palavras do próprio Emanuel. E a medalha foi conseguida de forma perfeita: sete vitórias em sete jogos, com apenas dois sets cedidos. Na decisão, os espanhóis Javier Bosma e Pablo Herrera não tiveram nenhuma chance: foram derrotados por 21-16 e 21-15. (leia mais sobre o jogo)

A medalha é ainda uma conquista inédita do Brasil no masculino -as mulheres ganharam o ouro em Atlanta-1996, na estréia da modalidade nos Jogos. Ricardo, 29, já havia chegado perto da conquista, em Sydney-2000, com Zé Marco, quando ficou com a prata. Para Emanuel, 31, um dos atletas mais premiados na história da modalidade, chegar à final olímpica foi inédito.

A dupla brasileira desembarcou em Atenas como favorita. E correspondeu às expectativas terminando invicta a primeira fase, com apenas um set cedido. A caminho do ouro ainda coube a Ricardo e Emanuel "vingar" os compatriotas Márcio e Benjamin, derrotando os irmãos Laciga, nas quartas-de-final. Na fase anterior, os suíços haviam eliminado os brasileiros.