Festival de Cinema do Rio abre hoje com "A Dona da História", de Daniel Filho

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro levantará as cortinas só para convidados na noite desta quinta-feira, com a exibição de "A Dona da História", filme de Daniel Filho. O evento abre para o público a partir de sexta-feira, e já nos primeiros dois dias será possível ver três dos filmes mais esperados do ano: "Má Educação", de Pedro Almodóvar, "Os Sonhadores", de Bernardo Bertolucci, e "Kill Bill-Volume 2", de Quentin Tarantino.

A maratona vai espremer 300 longas-metragens em 15 dias, exibidos em 25 salas de cinemas e em lonas montadas em praças públicas da cidade. Também haverá diversas mostras dentro do próprio festival, que trará desde uma seleção de filmes de Bollywood (a Hollywood indiana) até uma retrospetiva de 20 trabalhos de ficção científica.

O festival presta homenagem ao mestre do faroeste-spaghetti Sergio Leone, com seis filmes do diretor italiano, e também ao cinema da África do Sul, país que celebra em 2004 dez anos do fim do apartheid.

O documentarista político norte-americano Peter Davis, ganhador de um Oscar em 1975, também é outro homenageado. Ele é um dos 36 convidados do evento e conversará com o público na próxima terça-feira, na sessão de gala de "Corações e Mentes", no Cine Odeon.