Ford Focus conversível é apresentado no Salão de Paris

A Ford revelou hoje, na abertura do Salão de Paris (França), a primeira grande surpresa da mostra. Junto com a linha Focus 2005, o fabricante mostrou o protótipo Focus Vignale, um carro de "dupla personalidade" que traz linhas inspiradas nos esportivos criados pelo italiano Alfredo Vignale, na década de 1960. A marca norte-americana qualifica o modelo conceitual como "charmoso nas quatro estações". No inverno e outono, o Vignale é um coupé esportivo com interior luxuoso e elegante, que traz boa lista de itens de segurança e conforto.

Mas quando a primavera e o verão europeus chegam, o protótipo pode se transformar em conversível. Para isso, basta acionar um botão localizado no console. Criado pelo estúdio da Ford em Dunton (Inglaterra) - em tempo recorde, segundo o fabricante - o Focus Vignale combina traços da linha 2005 do modelo com os de esportivos italianos. O exterior traz cor azul luminosa realçada pelo uso abundante de alumínio. As rodas de 20 polegadas e as portas que se abrem eletronicamente, inspiradas nos modelos de Vignale, são alguns dos destaques.

O Focus Vignale se distingue do restante da linha principalmente pela nova grade do radiador cromada, que realça a vocação esportiva do protótipo. No interior, a Ford incorporou materiais de modelos luxuosos, como couro, alumínio e cromo. O azul metálico usado na parte externa do carro também está presente na cabine; por isso, com a capota aberta e os reflexos do sol, o Focus Vignale passa a sensação de personalidade forte e exclusividade. Segundo a Ford, os bancos do modelo conceitual, revestidos de couro bege, são mais largos e confortáveis do que o padrão do segmento de carros esportivos.