Festival traz atrações do cenário de New Orleans

Estimulado pelo sucesso da primeira edição, que comemorou no ano passado o décimo aniversário do melhor clube de jazz, blues e música negra do país, o Bourbon Street Fest volta a acontecer em São Paulo, de 21 (terça) a 26/9. Programado para três palcos diferentes, o evento oferece shows gratuitos ao ar livre, além das apresentações noturnas no clube.

O formato é bem próximo ao do New Orleans Jazz & Heritage Festival, megaevento que reúne anualmente mais de meio milhão de freqüentadores, na cidade musical mais famosa da Louisiana (sul do EUA). Como acontece ali, o elenco do Bourbon Street Fest pretende abarcar a diversidade de gêneros musicais cultivados em Nova Orleans.

Apesar de ser mundialmente conhecida como "berço do jazz", essa cidade é, na verdade, um caldeirão musical, onde convivem funk, soul, zydeco rhythm'n' blues, blues tradicional, gospel e vários estilos de jazz. Fonte constante de talentos e revelações musicais, New Orleans costuma surpreender até norte-americanos de outras regiões do país.

O Bourbon Street Fest começa com uma de suas atrações mais carismáticas: o trompetista e cantor Kermit Ruffins, que fará sua primeira apresentação no país acompanhado pela banda The Barbecue Swingers. Discípulo de Louis Armstrong, Ruffins emula a voz rouca e o estilo jazzístico do mestre sem soar como imitador, com repertório de jazz e blues de New Orleans.

Já conhecida do público paulistano por suas temporadas no Bourbon Street, a cantora Charmaine Neville faz parte de um dos clãs musicais mais famosos de New Orleans. Em performances energéticas, ela exibe versões de sucessos do rhythm'n'blues, do soul, do reggae e do Mardi Gras, o Carnaval de sua cidade. O saxofonista Reggie Houston merece destaque no quarteto que a acompanha.

PS: Mesmo que você não vá aos shows, acesse o site do Bourbon Street Fest e confira algumas ótimas músicas que tocam enquanto o site está aberto... Vale a pena conferir.
Saiba mais