Veja alguns destaques desta sexta-feira:


"ZATOICHI" -- O aclamado diretor japonês Takeshi Kitano ("Dolls") participa da Mostra de São Paulo pela sexta vez com seu mais novo longa. O filme conta a história de um nômade cego chamado Zatoichi, no século 19, que esconde seu espírito guerreiro por trás de uma aparência inofensiva.

Quando ele chega a um vilarejo dominado por um gângster cruel, Zatoichi conhece duas gueixas que buscam vingança pela morte dos pais. O caminho dos personagens começa a se cruzar, e o cego entra na mira do gângster. Vencedor de diversos prêmios no Festival de Veneza de 2003, entre eles o do público e prêmio especial para o diretor.

"OLGA BENARIO -- UMA VIDA DE REVOLUÇÃO" -- Depois de conhecer a versão ficcionalizada da vida da revolucionária alemã Olga Benario no longa "Olga", de Jayme Monjardim, o público paulista terá a chance de ver outra visão sobre a mulher de Carlos Prestes. Com locações no Brasil, França e Rússia, o longa -- que mistura documentário e ficção -- mostra a trajetória desta judia comunista que teve um final trágico nas mãos dos nazistas. A direção é do turco estreante Galip Iyitanir.

"LA NIñA SANTA" -- As adolescentes desse drama da argentina Lucrécia Martel (mesma diretora de "O Pântano") estão com certeza com o sexo na cabeça. As duas estão reclusas entre um hotel decadente, onde mora uma delas, e um estranho grupo de discussão religiosa que se mantém ali.

A mesma obsessão assombra os médicos reunidos no hotel, que estão no local para um congresso. Eles se envolvem com uma das demonstradoras de produtos e até mesmo assediam a filha da dona do hotel (esta última, interpretada por Mercedes Morán, que atuou no primeiro longa de Martel). O filme participou da competição oficial em Cannes 2004.

"GOSTO DE SANGUE" -- O primeiro longa-metragem dos irmãos Joel e Ethan Coen volta em cópia restaurada e remixada, além de uma pequena abertura inédita. Depois de causar furor na 9a Mostra de SP, o filme promete mexer ainda mais com o público. O filme conta a história de um dono de bar que desconfia da fidelidade de sua mulher e, para investigar, contrata um detetive. Após uma série de mal-entendidos, as confusões só aumentam, assim como o gosto de sangue.

"UM TOQUE DE ROSA" -- Alim vive tranquilamente em Londres ao lado de seu namorado. Porém, com a chegada de sua mãe, ele acha melhor se fingir de heterossexual para evitar problemas. Para isso, acaba convencendo a cunhada a se passar por sua namorada. Mas, nada será muito simples, pois a mãe acha que está na hora de o filho se casar e lhe dar netos. Para ajudar a superar esse problemas, Alim tem um conselheiro 'espiritual', o fantasma de Cary Grant.

Confira a programação completa desta
sexta-feira.