Por: Ronaldo Hung





O destaque da semana é “O Expresso Polar”, superprodução natalina que chega ao circuito.

O EXPRESSO POLAR
Superprodução natalina chegando aos circuitos, pelas mãos do especialista Robert Zemeckis (responsável, entre outras coisas, por “De Volta para o Futuro”, “Forrest Gump” e “Náufrago”). A fita traz Tom Hanks, que trabalhou com o diretor em duas outras produções (Forrest Gump e “Náufrago”), e muitos efeitos digitais. A técnica aproveita apenas o rosto e expressões dos atores (com sensores de captura), ficando o corpo dos personagens a cargo da equipe digital (por isso o próprio Hanks chega a interpretar 5 figuras diferentes).


A estória é baseada em um livro de Chris Van Allsburg, bastante conhecido lá fora. Basicamente, acompanha-se a viagem de um garoto até o Pólo Norte, a bordo de um trem. Definitavemente, os cinemas começam a acertar o passo com as festas de fim de ano. Um espetáculo de luz e magia, para todas as idades. Curiosidade: Steven Tyler, da banda Aerosmith, participa como um elfo.

REFÉM DE UMA VIDA
Fita policial trazendo o astro Robert Redford (mais conhecido hoje em dia por manter o festival Sundance, que lança fitas independentes no circuito) como um executivo que é sequestrado por Willem Dafoe (o Duende Verde do primeiro Homem-Aranha). Paralelamente, parece que há todo um mistério envolvendo a esposa de Redford, que aos poucos vai sendo desvendado pelo FBI.


Dirigido por Pieter Jan Brugge, mais conhecido como produtor (ele realizou “O Dossiê Pelicano”, com Julia Roberts” e também “Instinto Fatal”, com Michael Douglas). Aparentemente, parece que o grande trunfo do filme são os dois atores centrais.

DANÇA COMIGO?
Refilmagem de uma fita japonesa, de 1996, já exibida na televisão aberta. A versão americana traz dois astros: Richard Gere e Jennifer Lopez. Pode-se até discutir qualidades de interpretação, mas não há como negar que os dois são atrativos para as bilheterias. Ainda no elenco, Susan Sarandon (que está em outro filme em cartaz, “Anjo de Vidro”).

O roteiro, basicamente, é o mesmo do original: Gere faz um cara entediado com a vida que em um belo dia conhece uma professora de dança (Lopez, é claro) e resolve participar de um curso apenas para ficar mais próximo dela. O filme tem os temperos necessários à produção do gênero, mas deve funcionar melhor no vídeo. Curiosidade: parece que o casal central não se deu tão bem como aparenta nas telas, o que levou Lopez a não participar da promoção da fita.