Maria Bethânia comemora 40 anos de "Carcará" com homenagem a Vinicius de Moraes

A cantora mais dramática e teatral da MPB comemora os seus 40 anos de vida no Rio e do show "Opinião", que a projetou, com uma homenagem ao poeta da bossa nova, gênero por excelência intimista e contido. Maria Bethânia, canta Vinícis de Moraes, no disco "Que Falta Você me Faz" e numa temporada de shows.

Não há aí, nenhuma contradição, segundo explica a cantora: "A bossa nova era anti-drama, ou seja, anti-Maria Bethânia. Mas Vinicius, como poeta, e com seus parceiros, não fez canções só pra esse tipo de comportamento, e a minha escolha foi exatamente Vinicius escrevendo pra teatro, 'Orfeu'; Vinicius escrevendo dramaticamente, 'Modinha'", contou a cantora, durante coletiva concedida num bate-papo pela Internet. "Eu não me modifiquei para cantar Vinicius, pois afinal foi esta cantora que sou que ele abraçou no primeiro dia em que me viu cantar".

Em 1965, aos 17 anos de idade, Bethânia desembarcou no Rio de Janeiro, vinda de Santo Amaro da Purificação, Bahia, para substituir Nara Leão no espetáculo musical e teatral "Opinião", que lançou seu nome para o grande público. E foi aí, nesse teatro, que a cantora e o principal letrista da bossa se conheceram, fato que marcou a vida da cantora para sempre.