Por: Ronaldo Hung






Semana do Oscar (que será entregue no domingo, com transmissão pela Globo e do canal a cabo TNT). Ainda dá tempo de conferir os principais concorrentes. E aproveitar as estréias nas telonas, que trazem mais concorrentes ao prêmio deste ano.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
Esta fita chega com muito atrasado às telas (foi lançado em 2003 nos EUA). Parecia até já destinada ao mercado de vídeo e dvd. Mas, vai entender, decidiram apostar nos cinemas. O trailer é interessante, parece sério (ainda que tenha sido indicada ao Framboesa de Ouro). Trata-se de uma refilmagem, do filme de mesmo nome de 1974 (já quase desconhecido pela nova geração).

O original foi o primeiro trabalho do diretor Tobe Hopper, inspirado em um caso real ocorrido em Winsconsin em 1950. Quem gosta do gênero provavelmente não irá se decepcionar. No elenco, a bela Jessica Biel (recentemente vista em “Blade Trinity”), que foi indicada ao MTV Movie Awards com melhor revelação feminina. Curiosidade: o narrador da fita é o mesmo da produção original, o ator John Larroquete.

O AMIGO OCULTO
Suspense que traz Robert De Niro como um viúvo que está retomando sua vida ao lado da sua pequena filha. Coisas estranhas começam a acontecer quando ele descobre que a criança começa a falar com um amigo imaginário, um tal Charlie, que parece ser muito mais do que mero fruto da imaginação infantil. A fita faz a linha “não revele o final”.


No elenco, a sumida Elisabeth Shue (indicada ao Oscar de 1995 por “Despedida em Las Vegas”), Famke Janssen (a Jean Grey de “X-Men”) e Amy Irving.

O FANTASMA DA ÓPERA
Filme que concorre a 3 Oscar (fotografia, direção de arte e canção original). A estória já é mais do que conhecida, com suas inúmeras versões para o cinema e o famoso musical da Broadway. Na direção está o experiente Joel Schumacher, que já fez de tudo um pouco, entre coisas boas (como “Os Garotos Perdidos”, que já saiu em edição especial em dvd e que teria impressionado o produtor Andrew Lloyd Webber) e outras de gosto duvidoso (“Batman & Robin”).

De qualquer forma, o trailer desta fita já denotava o cuidado visual da produção, que acompanha os problemas que uma companhia de ópera sofre com o tal fantasma. Vários atores chegaram a fazer testes (Antonio Banderas e Travolta chegaram a ser cotados, assim como Keira Knightley e Katie Holmes). Mas o papel ficou mesmo com a mocinha Emmy Rossum, de “O Dia Depois de Amanhã”. Num gênero pouco usual atualmente, pode ser boa opção.

OUTROS FILMES
ETERNO AMOR

Produção indicada a 2 Oscar (fotografia e direção de arte) e que também concorreu como filme estrangeiro no Globo de Ouro. Além disso, teve 12 indicações ao César (o Oscar Francês).

Novamente reunidos o diretor e a atriz de “O Fabuloso Destino de Amélie Poul” (Jean-Pierre Jeunet & Audrey Tautou), conta uma estória de amor, vivida na época da 1ª Guerra Mundial, onde Amélie está determinada a reencontrar seu amado, um soldado (parece que ele e seu grupo teriam sido condenados e deixados à morte no campo de batalha).