Emerson Leão está fora do São Paulo

O técnico Emerson Leão não trabalha mais no São Paulo, campeão paulista. Ele vai assumir o Vissel Kobe, do Japão, penúltimo colocado da J-League, alegando uma dívida de gratidão com um amigo.

Emerson Leão reunirá nesta terça-feira os jogadores no gramado do centro de treinamentos do São Paulo na Barra Funda para anunciar uma das decisões mais surpreendentes do futebol brasileiro nas últimas temporadas: está abandonando o clube que ele transformou em campeão paulista para socorrer um amigo do outro lado do mundo. Leão está deixando o São Paulo para dirigir o Vissel Kobe, do Japão, que está em dificuldades no Campeonato Japonês.

O amigo que vai ajudar é Miura Istoshi, jogador com quem Leão trabalhou em sua primeira passagem por aquele país, no Shimizu Pulse, de 1992 a 1994. No total, Leão trabalhou quase quatro anos no Japão - o outro clube que dirigiu foi o Verdy, entre 1996 e 97.

A decisão é irrevogável e o São Paulo, às vésperas da estréia no Brasileiro, domingo, contra o Fluminense - campeão carioca -, no Maracanã, sai pelo mercado à procura de um novo chefe. Nenhuma especulação sobre o novo técnico, pela característica do caso, merece confiança.

A decisão não tocaria apenas ao coração, mas também ao bolso, já que Leão receberia, por um contrato até dezembro, a bagatela de R$ 600 mil por mês. "De graça é que eu não vou, mas não é esta a razão principal", disse Leão aos repórteres, nesta segunda-feira à noite, durante uma festa, após muita insistência da imprensa.