Fumaça preta indica fracasso da 1ª votação para escolha do papa

O conclave realizou na tarde desta segunda-feira a primeira votação para a escolha do novo papa. Às 20h04 (15h04 de Brasília) a chaminé da capela Sistina soltou fumaça de cor preta, indicando que os 115 cardeais não chegaram a um acordo sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Para ser eleito, o novo papa precisa de pelo menos dois terços dos votos dos cardeais --ou seja, de 77 votos dos 115 cardeais participantes.

Já escurecia quando a fumaça começou a aparecer na chaminé da capela Sistina. No início, a coloração era imprecisa, o que gerou alvoroço entre cerca de 40 mil pessoas que aguardavam o resultado na praça de são Pedro. A fumaça só ficou claramente negra depois de dois minutos.

Não estava completamente certa a votação de hoje porque os cardeais terminaram de fazer o juramento somente às 17h25 (12h25 em Brasília). A primeira votação, segundo os vaticanistas, dificilmente define o novo papa. A votação serve mais para apontar caminhos e medir as forças dos grupos em disputa.

Amanhã outras quatro votações estão previstas --duas pela amanhã e duas à tarde. A fumaça --negra ou branca-- deverá sair por volta de 12h (7h em Brasília) ou 19h (14h em Brasília).