Brasil bate a Itália em cinco sets e é penta no Grand Prix

A hegemonia do vôlei mundial pertence ao Brasil. Depois da conquista da Liga Mundial pela seleção masculina na última semana, nesta segunda-feira as mulheres levantaram o título do Grand Prix. Na última partida da fase final, a equipe dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a Itália por 3 sets a 2 (25-20, 22-25, 25-21, 27-29, 15-7), numa batalha de 2h03 em Sendai, no Japão.

Brasileiras e italianas, que haviam chegado com campanhas iguais à rodada final, eram as únicas que podiam ficar com a taça do Grand Prix. Com a vitória, a seleção do Brasil assegurou seu quinto título na história da competição.

Psicologicamente, a vitória é fundamental para o novo ciclo olímpico iniciado por José Roberto Guimarães. O fato de deixar para trás adversárias favoritas, como a China, oferece confiança à seleção depois da decepção do quarto lugar nos Jogos de Atenas.

"Esta vitória é muito importante para nós. China e Cuba tinham mais potencial que o resto. Mas Brasil e Itália conseguiram se apresentar melhor na fase final", comemorou o técnico José Roberto Guimarães. "Precisamos de mais jogos internacionais duros como este", emendou o comandante brasileiro.