Raikkonen vence GP da Turquia, mas se aproxima pouco de Alonso

O finlandês Kimi Raikkonen reduziu mais um pouco a vantagem do espanhol Fernando Alonso na liderança do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O piloto da McLaren venceu o GP da Turquia, quase de ponta-a-ponta, no circuito de Istambul, neste domingo, mas ainda está 24 pontos atrás de seu principal concorrente.

Essa foi a quinta vitória de Raikkonen na temporada, e a segunda consecutiva. No GP da Hungria, há três semanas, ele já havia tirado dez pontos de vantagem de Alonso, que abandonara a corrida. Agora, o finlandês tem 71 pontos, contra 95 do espanhol, faltando cinco etapas para o fim do campeonato.

Dessa vez, Alonso, que não tinha sua Renault em condições de equilíbrio com a McLaren, foi cauteloso. O espanhol, dono de seis vitórias na temporada, arriscou pouco e terminou na segunda colocação, com quase 30 segundos de atraso em relação ao vencedor.

E Alonso ainda contou com a sorte para faturar pontos a mais no fim da corrida. Ele estava em terceiro com mais de sete segundos de desvantagem para Juan Pablo Montoya, companheiro de Raikkonen, o segundo. Mas o colombiano saiu da pista duas vezes nas últimas três voltas e permitiu a ultrapassagem ao espanhol.

Rubens Barrichello, da Ferrari, foi o único brasileiro a terminar a prova. Com seu carro rendendo pouco, ele largou na 11ª posição e, mesmo com um pit-stop a menos que a maioria dos pilotos, terminou em décimo.

Felipe Massa, que está na Sauber mas já de saída para a Ferrari em 2006, teve falta de sorte. Após a largada, ele foi jogado para fora da pista pelo alemão Nick Heidfeld e, na tentativa de voltar, teve o carro tocado por Mark Webber.

Ele, que largou em oitavo lugar e tinha boas condições de fazer boa prova, teve de ir para os boxes e voltou para a pista em último. O brasileiro fazia uma prova de recuperação e estava em 11º lugar, quando teve de abandonar a corrida na 29ª volta por causa de problemas no motor.

O alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial, foi um perfeito figurante na prova deste domingo. Ele largou dos boxes, depois de rodar no treino classificatório e começou bem.

Rápido, o alemão estava em 11º lugar depois de duas voltas, mas, na 14ª volta, se envolveu em um acidente com Mark Webber ao tentar ultrapassar o australiano. Teve de ir para os boxes para trocar três pneus e não teve o mesmo rendimento.

Com isso, ficou perambulando em posições intermediárias até abandonar a corrida quando faltavam seis voltas para o fim. Mesmo assim, manteve a terceira posição na classificação geral, com 55 pontos.