Image Hosted by ImageShack.us

Cuba evacua mais de 58 mil pessoas diante de ameaça do Rita

As autoridades cubanas evacuaram mais de 58 mil pessoas nas províncias centrais da ilha, devido à ameaça do furacão Rita, que se desloca frente ao litoral norte do país em direção ao sul da Flórida, nos Estados Unidos.

Rita se transformou hoje em furacão de categoria 1, a menor na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), e se movimenta em direção oeste-noroeste a 24 km/h, levando rajadas de até 110 km/h e deixando intensas chuvas.

O furacão não provocou danos graves até agora em Cuba, mas as autoridades ordenaram a evacuação de mais de 58 mil pessoas de áreas de risco, segundo o último relatório da Defesa Nacional.

As evacuações aconteceram em áreas das províncias de Ciego de Avila, Villa Clara, Sancti Spíritus, Matanzas, La Habana e Ciudad de La Habana, que continua em fase de alerta de furacão.

As pessoas evacuadas são turistas, estudantes e habitantes de áreas costeiras, acrescentou a nota, especificando que a evacuação foi seletiva, e abrange apenas áreas de risco.

As autoridades insistem em pedir à população que mantenha as medidas de segurança, evite andar pelas ruas e vá para abrigos e áreas seguras em caso de inundação ou derrubadas.

A Aeronáutica Civil anunciou que a partir das 13h00 de Brasília ficarão cancelados os vôos nacionais, mas serão mantidas as conexões internacionais programadas.