Por: Ronaldo Hung





Coincidências do circuito, temos várias fitas com irmãos e amigos. Depois do nacional “2 Filhos de Francisco”, chega o policial “Quatro Irmãos” e a comédia “Quatro Amigas e Um Jeans Viajante”. Confira todas as estréias da semana, que incluem dois longas nacionais.

QUATRO AMIGAS E UM JEANS VIAJANTE
Comédia ambientada no universo feminino, que parece divertida. É aquela velha história que já vimos e volta e meia retornam ao circuito. São quatro amigas de infância que estão passando as férias de verão em diferentes locais. Como são grandes amigas e dividem de tudo, a sacada é o tal jeans do título, que cada uma usará durante uma semana e depois irá enviar para a outra, junto com o relato das aventuras vividas com a peça. Parece uma boa idéia para uma campanha de alguma grife de roupa, mas não deixa de ser curioso. Obviamente, há todos os estereótipos e situações comuns e o elenco é bonito e entrosado. Curiosidade: uma das roteiristas, Delia, é irmã de Nora Ephron, especialista em simpáticas comédias, como “Sintonia do Amor” (com Tom Hanks e Meg Ryan).

QUATRO IRMÃOS
O diretor John Singleton (de “+Velozes e +Furiosos”) já foi responsável pela refilmagem de “Shaft” (com Samuel L. Jackson). Agora ele investe em outra fita antiga, no caso um faroeste de John Wayne, “Os Filhos de Katie Elder” (de 1965). Provavelmente ninguém mais novo nunca ouviu falar desta fita, que era um divertido filme que costumava passar na tv. Não que seja preciso conhecê-lo, pois a roupagem é toda nova.

Agora estamos no universos dos policiais corruptos das cidades, onde os quatro irmãos do título voltam à cidade natal para enterrar sua mãe. Como eles desconfiam que ela foi assassinada, partem em busca dos culpados. O elenco principal conta com Mark Wahlberg, Tyrese Gibson (que trabalhou com o diretor em +Velozes), André Benjamin e Garrett Hedlund. Parece diversão inofensiva, que vale uma sessão da tarde.

DIÁRIO DE UM NOVO MUNDO
Drama nacional, premiado em Gramado como melhor filme popular e roteiro. É de época. Estamos em 1752. A aventura acompanha um navio e sua viagem de Portugal para o Brasil. O personagem principal e narrador é um médico, vivido pelo global Edson Celulari. E, além dos problemas encontrados ao longo da viagem, obviamente ele vai encontrar um novo amor em terras nacionais. Que é casada, etc. e etc. Quem curte o gênero deve dar uma espiada. No elenco, Daniela Escobar e Rogério Samora.

AS FILHAS DO VENTO
Produção nacional, bastante premiada no Festival de Gramado (direção, ator, atriz, coadjuvante e crítica). E não é para menos. O elenco é de tirar o chapéu, liderado por Mílton Gonçalves, com Ruth de Souza, Taís Araújo. O título seria uma metáfora para as pessoas que são sonhadoras e acabam deixando suas raízes em busca de seu lugar no mundo. É o caso de uma jovem, que sonha em sair do interior de Minas, enquanto ouve radionovelas e sonha com o estrelato de atriz.

O QUARTO VERDE
Fita de François Truffaut que retorna ao circuito alternativo. A produção é de 1978, ambientada na época da 1ª Guerra Mundial. São as neuroses e dramas vividos por um viúvo que, incapaz de superar a morte de sua mulher, decide um dia erguer uma capela em sua memória. Para isso, ele encontra uma mulher que divide o mesmo sentimento de respeito aos que já se foram.