Marcos Cesar Pontes se torna 1º brasileiro a entrar em órbita

Nave russa levando astronauta brasileiro decolou às 23h30

O tenente-coronel da Força Aérea Marcos Cesar Pontes, tornou-se o primeiro brasileiro no espaço. Pontes decolou com sucesso de uma base russa no Cazaquistão às 23h30, a bordo da nave Soyuz TMA-8. Neste momento, ele se encontra a caminho da Estação Espacial Internacional, aonde chegará na madrugada de sábado (hora de Brasília).

Natural de Bauru (interior paulista), Pontes passou sete anos treinando para ser astronauta nos EUA. Sua ida ao espaço faz parte de um acordo do Brasil com a Roskosmos, agência espacial russa. Sua missão, batizada de Missão Centenário, consiste em uma estada de oito dias na estação, durante os quais realizará oito experimentos (seis científicos e dois educacionais).

Na bagagem, o astronauta leva 13,5 quilos de experimentos e 1,5 quilo de itens pessoais, incluindo uma camiseta da seleção brasileira e uma réplica do chapéu panamá de Alberto Santos-Dumont.



A comunicação falhou. Mas foi só um susto

Apesar do sucesso do lançamento da nave Soyuz que levou o primeiro brasileiro ao espaço, uma falha de comunicação aumentou as dificuldades da tripulação durante a partida. Conforme informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia nesta quinta -feira, o sistema com falhas complicou o trabalho, mas não passou de um susto para o astronauta Marcos Pontes e seus colegas.

"Infelizmente na fase de separação e vôo autônomo surgiram problemas em alguns canais de comunicação", afirmou o chefe de vôo Vladimir Soloviov, em entrevista à agência de notícias russa Itar-Tass. "Assim, tivemos de trabalhar de uma maneira um pouco complicada." Soloviov explicou que informações de telemetria da nave não chegavam a alguns equipamentos instalados em terra.

O chefe de vôo garantiu, contudo, que os problemas não atrapalharam o vôo da nave, que correu dentro do previsto. Ele também explicou que a tripulação não perdeu contato com a Terra em nenhum momento. "Sempre estivemos em comunicação com a nave, e os especialistas superaram os problemas. Agora tudo anda bem." A nave deverá chegar à Estação Espacial Internacional no sábado.

Emoção
O lançamento, no fim da noite de quarta-feira, foi transmitido ao vivo por vários canais de TV do Brasil. Entre os milhões de telespectadores que acompanharam o início da missão estavam a família do astronauta brasileiro - concentrada em Bauru, cidade natal de Pontes -, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viu a partida na casa do embaixador da China.

Na cidade paulista onde Pontes nasceu, amigos e parentes acompanharam com grande emoção o começo da viagem de Pontes. O pai, Virgílio, e seus irmãos, Luiz Carlos e Rosa, viram a partida em um telão instalado em Bauru. A mulher do tenente coronel que entrou para a história na quarta chorou. "Não consigo explicar como me sinto agora... Estou muito, muito feliz", afirmou ela.