Por: Ronaldo Hung





A semana tem opções em todos os gêneros. Para quem curte uma telona, é só escolher. Confira todas as estréias.

ESPÍRITOS – A MORTE ESTÁ AO SEU LADO (Shutter)
Novo suspense oriental chegando às telas, direto da Tailândia. Como o nome nacional já deixa claro, traz a velha história de espíritos que aparecem aos vivos (neste caso, em fotografias). No original, o título faz referência ao diafragma das câmeras fotográficas. Ambientada em Bangkok, a trama tem um jovem casal como personagens principais. Após atropelarem acidentalmente um pedestre e fugirem sem prestar socorro, eles são atormentados pelas tais aparições. E têm seus amigos mortos um a um. Para divulgar o produto, a distribuidora (Playarte) criou comunidade no Orkut e até um fotoblog. O trailer é corriqueiro, mas diz a divulgação que a fita foi uma das maiores bilheterias da Tailândia em 2004. Quem gosta do gênero deve arriscar. Mesmo porque o assunto sempre gera curiosidade. Acreditando ou não...

O PLANO PERFEITO (Inside Man)
Thriller de ação estrelado por elenco conhecido e dirigido por Spike Lee (o que deve garantir o interesse). E ao que parece, haveria uma reviravolta que justificaria o título. Mas, até lá, é uma suposta história de roubo de banco. O líder é Clive Owen, que diz no trailer ter planejado o crime perfeito. Do lado dos mocinhos, estão Denzel Washington, Willen Dafoe e Jodie Foster (que faz a advogada que se mete nas negociações policiais). Pela sinopse e trailer, não é uma fita típica do diretor. Está mais para o gênero policial, que tem mais carreira em locadoras. Mas os nomes envolvidos justificam uma espiada.

UMA COMÉDIA NADA ROMÂNTICA (Date Movie)
Comédia pastelão non sense, daquelas com várias referências a outras fitas, criação de dois dos roteiristas responsáveis pela série “Todo Mundo em Pânico”. Ou seja: se você não curte o assunto, nem passe perto. A estrela é Alyson Hannigan (do seriado “Buffy, a Caça-Vampiros” e dos filmes “American Pie”). Ela vive uma ingênua e romântica personagem que acha que encontrou o cara dos seus sonhos. Porém, há outra garota interessada nele. E tome piadinhas infâmes. Sobra para tudo quanto é filme: Casamento Grego, Kill Bill, Bridget Jones, Senhor dos Anéis e até King Kong. O trailer não era lá grande coisa, parece mais daquelas fitas para ver e esquecer. Mas tem o seu público.

NÃO É VOCÊ, SOU EU (No Sos Vos, Soy Yo)
Comédia latina (produção espanhola e argentina). Jovem casal cuida da burocracia que envolve o casamento, sonhando com a mudança para a ensolarada Miami. A moça vai na frente, enquanto o rapaz fica cuidando do resto das coisas. O problema: quando ele está de malas prontas recebe telefonema dela pedindo “um tempo”. Em assuntos do coração, já dizia a canção, é sempre a mesma história...

DEPOIS DAQUELE BAILE (Nacional)
Fita nacional, baseada em peça teatral, que tem no elenco Lima Duarte, Irene Ravache, Ingrid Guimarães e Marcos Caruso. Ou seja, só os atores justificam o ingresso. Na trama, uma fogosa viúva é dona de uma pensão, onde vivem sua sobrinha e dois senhores que dividem e nutrem uma paixão pela tal. O gancho da história seria uma aposta entre eles, para descobrir quem conseguirá conquistá-la em apenas um mês. Rodado em Belo Horizonte, há o charme de ser uma comédia adulta e inteligente.

A MÁQUINA (Nacional)
Fita premiada como melhor filme na escolha popular no Festival do Rio, que traz de novo às telas Wagner Moura e Lázaro Ramos (de “Carandiru”, em seu sétimo filme juntos). No distante sertão de Nordestina, vive a bela Mariana Ximenes, que faz a típica mocinha sonhadora do interior, que alimenta o desejo de ser uma atriz famosa e de sucesso. Obviamente, é um sonho distante, até geograficamente falando. Parece simpático.