Schumacher vence a primeira corrida no ano




















Michael Schumacher resistiu com sua Ferrari a um persistente ataque do espanhol Fernando Alonso,da Renault, e conseguiu sua primeira vitória na temporada 2006 da Fórmula 1. O piloto alemão, que largou na pole, venceu, neste domingo, o GP de San Marino, para contentamento da torcida local. Alonso foi o segundo colocado e o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, completou o pódio.

Schumacher agora tem 21 pontos no Mundial, subindo da quarta para a segunda colocação. A liderança, disparada, ainda é de Alonso, atual campeão da categoria, com 36 pontos.

Esta foi a primeira prova do ano que não viu uma Renault cruzar a linha de chegada em primeiro - Alonso venceu os GPs do Bahrain e da Austrália, enquanto seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella, triunfou na Malásia.

Os brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa, que largaram em terceiro e quarto, respectivamente, não conseguiram chegar ao pódio.

Enquanto Barrichello, da Honda, teve problemas no abastecimento de seu carro e despencou na classificação (chegou em décimo), Massa ao menos conseguiu pontuar pela segunda vez com a Ferrari, ficando na quarta colocação.

Schumacher venceu pela sétima vez em Imola - foi a vitória de número 85 de sua carreira. Fora a do GP dos EUA do ano passado, quando apenas seis carros foram para a pista, o último triunfo do alemão na categoria acontecera apenas em 2004.

"Tivemos um fim de semana fantástico", dise Schumacher, que, no sábado, conquistou a 66ª pole de sua carreira, tornando-se o recordista nesse quesito ao superar Ayrton Senna. "A corrida foi um pouco complicada, mas sabemos que ultrapassar aqui é muito difícil", completou.

Alonso largou na quinta posição e conseguiu ganhar alguns postos já na largada. Depois, com o carro de melhor rendimento na pista, à altura da 35ª volta, já estava na cola do piloto da Ferrari. Depois das paradas de ambos, Alonso voltoua encostar em Schumacher e tentou por três vezes a ultrapassagem, sem sucesso.

"Aguardei uma oportunidade e ela não veio. Nós ainda fomos os mais rápidos na pista neste domingo, então ainda nos vejo bem posicionados para conquistar o campeonato", afirmou o atual número um do mundo.

Kimi Raikkonen, da McLaren, Mark Webber, da Williams, Jenson Button, da Honda, e Giancarlo Fisichella, da Renault, fecharam a zona de pontuação.

Raikkonen é o terceiro colocado no Mundial, com 18 pontos: três à frente de Montoya.