Maioria dos brasileiros não quer viver em SP, mostra pesquisa

A onda de ataques do crime organizado prejudicou a imagem da cidade de São Paulo. Numa pesquisa feita pelo instituto Datafolha com 6 mil eleitores em todo o país. 83% disseram que não gostariam de morar em São Paulo algum dia. Outros 11% disseram que gostariam e 6% afirmaram que já moraram na cidade. Numa pesquisa semelhante feita em 2003, 72% disseram que não gostariam de morar em São Paulo.

A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24, em 258 municípios.

As autoridades do governo de São Paulo parecem também não ter convencido a população ao negar que tenha feito acordo com o crime organizado para que os ataques fossem encerrados. A maioria dos entrevistados, 59%, disse que o governo negociou um acordo. Outros 22% afirmaram que não negociou e 19% responderão que não sabem. Entre os que acham que o governo negociou, 33% acreditam que ele agiu mal e 24%, que agiu bem. Outros 2% disseram não saber.

Se fosse feito um plebiscito sobre a implantação da pena de morte no país, a população ficaria dividida. Na pesquisa do Datafolha, 49% se disseram a favor e 45% contra. Outros 5% não sabem e 2% acham indiferente.