Por: Ronaldo Hung





A semana nos cinemas tem como grande destaque o terceiro filme dos X-Men, que deve provocar muitas filas, disputando com “O Código da Vinci” a preferência dos cinéfilos. Também existem outras opções, para quem quer um programa mais alternativo. Confira todas as estréias.

X-MEN: O CONFRONTO FINAL
E chega mais um aguardado blockbuster às telonas. Desta vez são os mutantes de X-Men que voltam a invadir o circuito, garantindo muita pipoca e diversão. Com público certo, as adaptações dos quadrinhos sempre acabam chamando atenção. Embora existam diferenças do universo dos gibis para o que está apresentado nas telas, o fato é que a franquia dos mutantes deu certo. Tanto que já se fala em filmes independentes com os personagens (Wolverine, por exemplo), agora que estão dizendo que este é a última fita da série. O diretor mudou; agora é o novato Brett Ratner (que fez “A Hora do Rush”, com Jackie Chan, e “Ladrão de Diamantes”, com Pierce Brosnan). Bryan Singer (responsável pelas primeiras fitas) estava envolvido com outro super-herói: a nova adaptação do Superman, que deve chegar em julho nos cinemas. Há novos personagens, porém o elenco original (Hugh Jackman, Patrick Stewart, Halle Berry e outros) permanece. Desta vez, os heróis enfrentam a própria raça dos humanos, que desenvolveram uma arma química para o que seria a cura da mutação (considerada uma doença). Pode-se aqui fazer toda uma leitura sobre racismo, discriminação, conflitos de idade, etc. e etc. Mas, para quem procura ação de grife, com efeitos especiais e tudo que o pacote tem direito, esta é a pedida obrigatória. Atenção: fique até o final dos créditos, pois há uma importante cena. E verifique, pois existem cópias dubladas também.

RENT - OS BOÊMIOS (Rent)
Musical adaptado da famosa peça da Broadway de mesmo nome (em cartaz há 10 anos por lá). O curioso é que se trata de uma obra do diretor Chris Columbus, que fez o primeiro “Esqueceram de Mim” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. A curiosidade é saber no que resultou esta versão. Na prática, a fita acompanha um grupo de boêmios na cidade de Nova York (sempre fotogênica). Um pouco de drama, humor, problemas sentimentais. O coquetel básico deu certo nos palcos. Vamos agora ver o resultado nas telonas.

ARAGUAYA - A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO
Drama nacional, que mistura um fato verídico com personagens fictícios para apresentar uma versão da guerrilha do Araguaia. O diretor estuda o assunto há mais de 20 anos, o que dá credibilidade ao roteiro. Rodado em locações em Belém e Marituba, no estado do Pará.

A CRIANÇA (L´Enfant)
Drama francês, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, além de ter sido indicado a quatro prêmios César, na França. A chegada de um filho muda a vida de um casal morador de rua. Ele é um rapaz irresponsável, que vive de trambiques e roubos, enquanto ela do seguro-desemprego. A estória muda de figura quando o pai resolve vender a criança (mas depois se arrepende).