Brasil vence a França de virada e conquista o hexa da Liga Mundial

O Brasil apontava a paciência como chave para vencer a França na final da Liga Mundial. E o time precisou mesmo de muita paciência para ganhar por 3 a 2 (22-25, 23-25, 25-22, 25-23 e 15-13) e conquistar o título da competição pela sexta vez.

Com a vitória, o Brasil manteve a hegemonia na competição. A seleção conseguiu a quarta conquista consecutiva, feito que nem mesmo a Itália multicampeã nos anos 90 obteve. A Itália, entretanto, continua sendo a maior vencedora da Liga: tem oito títulos. Cuba, Holanda e Rússia são os outros times que já foram campeões, com uma conquista cada.

Este é o quinto título do Brasil na Liga desde que Bernardinho assumiu o cargo de treinador, em 2001. A equipe só não levantou o troféu em 2002, quando perdeu a final para a Rússia em Belo Horizonte. A outra conquista aconteceu em 1993, com José Roberto Guimarães no banco.

Para ser campeão na Rússia, o Brasil precisou se recuperar dentro da partida. Depois de uma atuação ruim nos dois primeiros sets, o time se reencontrou graças às entradas de Anderson, Murilo e Gustavo.

"Mais uma vez provamos que temos um grupo. Perdendo de 2 a 0 tivemos a lucidez de correr atrás. Corremos e ganhamos mais um título. Agora dá para comemorar", disse Giba.

O pódio da Liga Mundial foi completado pela Rússia, que na disputa do terceiro lugar venceu a Bulgária por 3 sets a 0.