Felipe Massa conquista primeira vitória na Fórmula 1

Felipe Massa, da Ferrari, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, neste domingo, no Grande Prêmio da Turquia. O piloto brasileiro dominou o final de semana praticamente de forma absoluta, largando da pole position e deixando a ponta apenas nas paradas nos boxes. Com a conquista ele acaba com um jejum de vitórias do Brasil que já durava 32 GPs.

Massa é o sexto piloto brasileiro a vencer na categoria, juntando-se a grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna - os outros dois pilotos do país a vencerem na categoria são Carlos Pace e Rubens Barrichello. Desde 2004, no GP da China, um brasileiro não vencia na F-1. Na ocasião, Barrichello venceu pela última vez, quando ainda corria pela Ferrari.

"Sinto por Michael (Schumacher), mas eu estou muito feliz", disse Massa para a equipe através do rádio, logo após receber a bandeira quadriculada em Istambul, se referindo ao fato de o companheiro não ter vencido e encostado em Fernando Alonso no campeonato.

Completando os três primeiros na Turquia, Fernando Alonso, da Renault, na segunda colocação, e Michael Schumacher, da Ferrari, na terceira. A classificação final da corrida fez com que a diferença entre os dois no Mundial de Pilotos aumentasse de dez pontos para 12. Restam quatro corridas para o final da temporada.

No pódio, ouvindo o hino nacional, Massa segurou o choro. Vibrando com os membros da equipe, ele recebeu os cumprimentos do companheiro Schumacher e viu seu engenheiro receber o troféu da vitória dado à equipe.

"Fiz uma boa largada e uma boa primeira volta. O carro estava muito bem balanceado durante toda a corrida. Os jogos de pneus funcionaram muito bem. Tive apenas que administrar a vantagem e pilotar de maneira não muito agressiva", conta Massa sobre a prova. "É um sonho que virou realidade", disse o brasileiro, que mais uma vez segurou o choro.

"Lembrei de meu passado quando comecei a dirigir pela primeira vez no kart. Consegui passar por tudo isso e chegar aqui, na primeira vitória. É algo especial para mim", acrescentou.