Rodrigo Pessoa conquista a medalha de prata nos saltos


Quatro anos da decepção nas Olimpíadas de Sydney, quando era o favorito e foi eliminado da final, o brasileiro Rodrigo Pessoa conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata nos saltos, a primeira individual de sua carreira. Ele já havia obtido duas de bronze, por equipes, em Atlanta-1996, montando Tomboy, e em Sydney-2000, com Baloubet du Roet.

Desta vez Baloubet, que ficou marcado por refugar um obstáculo na final individual em 2000, não decepcionou. O conjunto brasileiro passou pelo percurso da final sem cometer nenhuma falta.

O conjunto somou apenas os oito pontos perdidos na classificatória, realizada nesta manhã, quando Pessoa e Baloubet cometeram duas faltas. O norte-americano Chris Kappler também somou oito pontos de penalização. Numa prova de desempate pela prata, Pessoa cometeu uma falta, no último obstáculo. Mas Kappler não conseguiu terminar o percurso: o cavalo dele não completou o percurso por causa de uma contusão.

O ouro foi conquistado pelo irlandês Cian O'Connor, que perdeu apenas quatro pontos. "Fiquei um pouco decepcionado com as duas faltas da manhã. Sem uma delas eu estaria na briga pelo título", disse Pessoa. "Não foi ouro, mas a prata é boa também."